quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mania por mania...

Mania de acordo com Wikipédia:

A concepção vulgar, porém, trata como manias alguns hábitos que, entretanto, não
são propriamente manias, em nada interferindo na vida individual ou social do
indivíduo. Recebem este nome, por exemplo, alguns hábitos ou costumes
caracterizados por alguma fixação, repetição exagerada de gestos, etc.
Cada pessoa tem suas próprias manias, e existem aquelas que dizem não ter, mas têm, todo mundo têm!

E cada uma dessas, manias, acabam por vezes caracterizando cada pessoa. Pode-se encontrar pessoas com as mesmas manias, ou mesmos hábitos, como mencionado acima, no entanto cada pessoa tem uma mania que a "marque" para os outros.

Por exemplo, temos a maneira de falar de uma pessoa, alguém que tem a mania de falar "tipo", "tipo assim", mesmo sendo gíria, acaba se tornando uma mania, por vezes irritante, mas que nem mesmo a própria pessoa tem consiência disso, e se têm, passa por dificuldades na hora de mudar o mau hábito.
Outro exemplo é alguém que rói unhas, existem vários fatores pra isso, como ansiedade ou qualquer outro problema, mas as vezes não passa de um mau hábito, uma mania e de auto mutilação, horrivel.
Muitas vezes pessoas são reconhecidas por suas manias.
Um exemplo: alguém tem a mania de falar MUITO, muito rápido, muitas coisas, muito muito muito, essa pessoa fica reconhecida por ser faladeira. Nem sempre é ruim, mas tem aquelas pessoas que não gostam de ouvir, então vai de cada um.

As pessoas criam manias sem percerber, as vezes por facilitar na hora de fazer algo, igual, uma conhecida minha, tem a mania de guardar dinheiro ou papéis como jogo da mega sena, embaixo da toalha da mesa. Outra tem mania de inventar esconderijo de dinheiro pra ninguém achar, e nem mesmo ela encontra se duvidar.
Eu mesma tenho as minhas manias, na hora de escrever por exemplo, tenho mania de pôr vírgulas em todo lugar, e pontos finais. Tenho mania de, quando estou com as unhas grandes, ficar batendo elas em todo lugar pra ouvir o som que faz, e isso as vezes irrita os outros.

Existem também aquelas manias "estranhas", coloco entre aspas porque não existem coisas estranhas, só coisas que são vistas por ponto de vistas diferentes ou algo diferente do cotidiano de alguém.
Um exmplo é o TOC, que é um Transtorno Obssesivo Compulsivo, pode ser visto como algo estranho ou esquisito, como:

- Abrir e fechar uma porta várias vezes.
- Pisar em linhas ou não pisar.
- Separar objetos por cor ou tamanho.
- Não gostar de certas cores e evita-las.
- Lavar as mãos diversas vezes seguidas ou sem ter certa necessidade.

Entre muitos outros, o que pode parecer estranho para alguns, não o é para aqueles que sofrem disso.

As pessoas as vezes precisam dessas manias, e precisam executa-las para seu próprio bem estar, não só com o TOC mas, mesmo pessoas com manias inofencivas, fazem de seus hábitos atos que deixem tudo à sua ordem, à sua maneira e com seu toque.
E as vezes, quando se torna um problema, manias e hábitos ruins, acabam por piorar e dificultar a vida de uma pessoa, e isso não é brincadeira, obsessão, transtorno, vício, isso tudo é coisa séria.

Enfim, mania por mania ou loucura por loucura, que afete de um jeito bom ou ruim, hábitos são por vezes necessários, podem não agradar a todos, mas todo mundo têm, teve ou terá.

E isso é um fato.

Um comentário:

  1. Todos nós temos manias! Eu sei disso muito bem! Eu e você temos mania de corrigir o texto uma da outra, antes mesmo de dizer se gostou ou não! xD

    Repito: Adorei a foto do 'blah blah blah'.

    Continue escrevendo sobre fatos, eu gosto.

    ResponderExcluir